Periodontia Avançada
A Periodontia trata e previne as doenças periodontais que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (ossos e gengivas). Dentre elas podemos citar as placas bacterianas, gengivite e a periodontite.
Placa bacteriana:
Entre o dente e a gengiva, temos um espaço de cerca de 1 a 3 milÃmetros de profundidade onde poderá haver a formação da placa bacteriana. Formada por resÃduos de alimentos e por bactérias, possui uma camada esbranquiçada e caso não seja removida poderá trazer sérios danos a saúde bucal, como sangramento e inchaço da gengiva, mau hálito, alteração na posição dos dentes e até mesmo a perda dos dentes.
Gengivite:
Justamente pela formação da placa bacteriana e do tártaro, a gengiva inflama e como sintoma surgem os sangramentos, abrindo caminho para que as bactérias se alastrem pelo interior da gengiva, produzindo veneno e formando o tártaro, causando a destruição do osso de sustentação dos dentes. Essas bactérias, também, podem seguir adiantes e atingir outros órgãos como o próprio sangue e o coração.
O tratamento consiste em remover a placa bacteriana por meio de raspagem e alisamento das raÃzes dos dentes. Esse processo é feito de forma manual, porém, em alguns casos onde não se obtêm sucesso de forma manual, poderemos indicar a cirurgia.
Procedimentos que podem ser utilizados durante o tratamento:
• Raspagem e Alisamento Radicular
• Cirurgia para Redução de Bolsas Periodontais
• Regeneração Periodontal
• Aumento de Coroa ClÃnica: Estético e Funcional
• Cirurgia plástica periodontal
• Terapia Periodontal de Suporte (Manutenção)
Endodontia
Você já deve ter ouvido muito falar sobre endodontia. Não? E Tratamento de Canal?
Pois é, endodontia é o famoso e popular tratamento de canal. O tratamento em si consiste na remoção da polpa do dente, um tecido encontrado em seu interior (canal). Uma vez que esse tecido tenha sido danificado, infeccionado ou necrosado (morto), ele é retirado e o espaço resultante deverá ser limpo, preparado e preenchido com material especÃfico, a chamada obturação.
Caso essa polpa danifica não seja tratada, pode se formar pus na ponta da raiz, dentro do osso maxilar, formando se um abcesso. Esse abcesso poderá destruir o osso que circunda o dente, causando fortes dores.
O tratamento de canal (endodontia) é feito em várias etapas e em diversas visitas ao consultório dentário, porém, hoje existe a endodontia em sessão única. (veja mais abaixo...)
Endodontia Sessão Única
Como o próprio nome sugere todo o procedimento para o tratamento de canal (endodontia) é realizado em uma única sessão. Porém, deve-se salientar que somente um profissional qualificado e de grande habilidade saberá dizer se o tratamento de canal (Endodontia Sessão Única) pode ser realizado em uma única sessão ou em múltiplas sessões. Temos um especialista preparado para avaliar o seu caso.